11/10/2023 às 11h15min - Atualizada em 11/10/2023 às 11h15min
Quadrilha é presa em Ribeirão Preto por golpes em empresas de São Carlos
Estelionatários utilizavam endereço de e-mail falso de multinacional para aplicar golpes, causando prejuízo de R$ 200 mil.
Balda News - Carlos Alberto Baldassari
G1 - São Carlos e região
G1 - São Carlos e região Nesta terça-feira (10), policiais civis do 1º e 4º Distrito Policial (DP) prenderam quatro suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava golpes em nove empresas de São Carlos (SP), resultando em um prejuízo estimado de R$ 200 mil. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos foram detidos em Ribeirão Preto (SP), cidade em que residiam. Eles serão submetidos a uma audiência de custódia ainda hoje.
Os estelionatários utilizavam um endereço de e-mail semelhante ao de uma multinacional para fazer pedidos de compras em empresas de São Carlos. Acreditando na legitimidade dos pedidos, as empresas realizavam as vendas e entregavam os produtos, porém o valor acordado não era repassado. Após um novo pedido feito pela suposta quadrilha, uma das vítimas decidiu colocar um rastreador na carga de baterias e comunicou a Polícia Civil. Os policiais acompanharam o veículo de transporte.
"O grupo selecionava um endereço aleatório. O motorista do frete entregava a mercadoria, descarregava e, em seguida, carregava em um veículo Onix utilizado no golpe, encaminhando-o para Ribeirão Preto. Lá, ocorria a distribuição dos produtos", explicou o delegado. O condutor seguiu até uma residência no Jardim Jandaia, em Ribeirão Preto. Enquanto a carga era descarregada na casa, os policiais prenderam os quatro suspeitos em flagrante.
Segundo a polícia, o grupo será acusado de estelionato e associação criminosa. Um dos suspeitos negou envolvimento no esquema, alegando que estava apenas transportando a mercadoria. Apesar da prisão ter ocorrido em outra cidade, o inquérito foi instaurado em São Carlos e as investigações continuam. A Polícia Civil suspeita da participação de mais pessoas na organização criminosa.