28/10/2023 às 00h50min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h50min
Prefeitura de Bauru investiga óbito de bebê de 10 meses suspeito de surto de virose em creche
Balda News - Danilo Bueno
Na quarta-feira, 25, uma bebê de 10 meses faleceu após ser internada em um hospital particular de Bauru com suspeita de virose.
A criança frequentava a Escola Municipal de Ensino Integral (Emeii) Iara Conceição Vicente, localizada no Jardim Chapadão, onde a prefeitura está investigando um possível surto de virose entre os alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, tanto a bebê quanto seu irmão gêmeo apresentaram sintomas como febre, diarreia e dores abdominais. Outros 18 alunos também apresentaram sintomas semelhantes.
Em decorrência da situação, as aulas na creche foram suspensas até a próxima segunda-feira, 30, e o local está passando por um processo de desinfecção. "Por enquanto, a creche está fechada e retomará as atividades na segunda-feira. Foi uma orientação da vigilância sanitária e epidemiológica para fecharmos a escola e realizarmos a desinfecção", confirmou o secretário da pasta, Nilson Ghirardello.
A Vigilância Sanitária do município está investigando uma possível relação entre o surto e a escola, considerando que os casos podem ter tido origem tanto dentro quanto fora da instituição. A creche possui aproximadamente 200 alunos. "Estamos investigando todas as possíveis causas. Estamos seguindo os protocolos sanitários e epidemiológicos. Não podemos inferir causalidade ou fazer suposições sem documentação", explicou Giulia Puttomatti, Secretária de Saúde do município.
A Secretaria de Saúde realizou testes nos alunos da Emeii na quarta-feira, 26. As causas da morte da bebê serão investigadas pelo Instituto Adolfo Lutz.