MENU

29/10/2023 às 03h36min - Atualizada em 30/10/2023 às 03h36min

Papa pediu por cessar-fogo em Gaza, neste domingo, 29.

Neste domingo, também, 34 caminhões com ajuda humanitária chega em Gaza.

Balda News - Danilo Bueno
Neste domingo (29), o Papa Francisco fez um apelo por um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, renovando também o pedido pela libertação dos reféns mantidos pelo grupo militante palestino em Gaza. Durante sua bênção semanal na Praça São Pedro, ele enfatizou a importância de ninguém desistir da possibilidade de interromper as armas. O Papa mencionou o apelo recente do padre Ibrahim Faltas, representante do Vaticano na Terra Santa, em um programa de TV, reforçando a necessidade de um cessar-fogo. Francisco destacou: "Dizemos 'cessar-fogo, cessar-fogo'. Irmãos e irmãs, parem! A guerra é sempre uma derrota, sempre". Ele também expressou preocupação com a situação em Gaza, pedindo que seja garantido espaço para ajuda humanitária e que os reféns sejam libertados imediatamente, referindo-se aos israelenses capturados pelo Hamas em 7 de outubro.

Enquanto o Papa falava, as forças israelenses continuavam com suas operações terrestres contra o Hamas em Gaza, que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descreveu como a segunda fase de uma guerra de três semanas com o objetivo de enfraquecer o grupo.

Também na tarde deste domingo (29), um total de 24 caminhões carregados com ajuda humanitária adentraram a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, no Egito. Esse é o maior comboio humanitário a chegar ao território desde que Israel permitiu o acesso controlado, de acordo com a agência EFE. Os caminhões transportavam alimentos, água e suprimentos médicos, e chegaram a Gaza após a chegada de outros 10 caminhões na manhã do mesmo dia. Essa é a primeira vez que dois contingentes de ajuda humanitária entram em Gaza em um único dia desde que Israel autorizou a entrada, no dia 21.

Com isso, já são 34 caminhões que adentraram Gaza neste domingo, passando por inspeção das autoridades israelenses no controle fronteiriço. Esses caminhões fazem parte de um total de 40, sendo que outros seis estão aguardando autorização para entrar, sem que se tenha informação sobre quando isso ocorrerá. No entanto, esse oitavo lote de ajuda não inclui combustível, que é um item proibido por Israel, mas considerado essencial pelas autoridades locais para o funcionamento contínuo de hospitais, padarias e estações de purificação de água.

Com a chegada do comboio de 24 caminhões, o número total de caminhões que entraram na Faixa de Gaza chega a 118: 20 nos dias 21 e 22, 14 no dia 23, 8 no dia 24, 12 no dia 26, 10 no dia 27 e 10 nesta manhã.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://baldanews.com.br/.