25/08/2023 às 12h30min - Atualizada em 26/08/2023 às 17h09min
Hospital Nestor Goulart Reis, que cuida de tuberculosos em Américo Brasiliense, poderá fechar as portas.
A questão é meramente política e envolve o Governo do Estado.
Balda News - Carlos Alberto Baldassari
Uma funcionária representando os funcionários do hospital e a deputada estadual Márcia Lia (PT) participaram do programa "Bom Dia Araraquara" na manhã desta sexta-feira, 25, e fizeram o alerta da possibilidade que existe do Hospital Nestor Goulart Reis, em Américo Brasiliense fechar as portas e encerrar o tratamento de homens e mulheres com tuberculose.
A questão é meramente política e envolve o Governo do Estado. A deputada salientou que seria muito bem-vindo o apoio do Prefeito Municipal de Araraquara e de Américo Brasiliense, como também o envolvimento.no caso das duas Câmaras de Vereadores. Paralelo ao problema do Hospital fechar os funcionários estão se sentindo coagidos e enfrentando assédio moral, inclusive denúncias já chegaram ao Ministério Público do Trabalho.
Ainda sobre o caso do Hospital Nestor Goulart Reis, segue explicação:
"O Hospital Estadual fica no mesmo espaço, porém, somos administrados por gestões diferentes. HEAB pela FAEPA e Hospital Nestor Goulart Reis, administração direta. Hoje, o Nestor atende 52 leitos de pacientes portadores de tuberculose e comorbidades. Somos 144 servidores públicos estaduais, muitos em vias de aposentadoria ou há pelo menos 5 anos de adquirir o direito. Existe uma negociação para terceirização deste serviço, de forma que os pacientes com tuberculose continuarão sendo atendidos, porém, os servidores serão realocados para unidades estaduais, o que ocasionará grandes perdas financeiras, que pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00. Uma possibilidade de redução dos prejuízos seria a transferência dos funcionários para uma unidade a 85 km do município de Américo Brasiliense."