03/05/2024 às 01h40min - Atualizada em 03/05/2024 às 01h45min
União transfere área remanescente dos trilhos para a Prefeitura de Araraquara visando obras de contenção de enchentes
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
A transferência da posse da área não operacional dos trilhos para a Prefeitura de Araraquara deu seu primeiro passo com a assinatura do termo de compromisso, ocorrida em Brasília nesta quinta-feira (2). Essa ação marca a implementação da Lei de Ferrovias aprovada em 2021, que permite a cessão de trechos ferroviários não utilizados para projetos de interesse público.
Com a assinatura do termo, a Prefeitura agora tem autorização para utilizar essa área pertencente à União, localizada no centro de Araraquara, visando a construção de uma lagoa de contenção de enchentes. Essa lagoa faz parte do projeto de recuperação dos canais, tanto fechados quanto abertos, da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, conhecida como Via Expressa. Espera-se que essa se torne a maior obra de infraestrutura da história da cidade.
O projeto da Via Expressa, com um investimento de R$ 143 milhões do Governo Federal, inclui não apenas a construção das quatro lagoas de contenção, mas também a recuperação e construção de novas pontes. Além disso, serão realizadas melhorias nos canais do Ribeirão do Ouro, Córrego da Servidão, Córrego Capão do Paiva, no emissário de Esgoto Bruto ao longo do Ribeirão do Ouro e em sifões invertidos.