11/05/2024 às 01h40min - Atualizada em 11/05/2024 às 01h45min
Empresa Cruz encerra operação no transporte coletivo de Araraquara, abrindo espaço para nova empresa ligada à Viação Paraty
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
Amanda Rocha / Arquivo / A Cidade ON A Empresa Cruz encerrou oficialmente suas atividades no transporte coletivo de Araraquara. A mudança no quadro societário do Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) foi confirmada pela Prefeitura nesta quinta-feira (9), com a substituição da empresa recém-incorporada Piracicabana por uma nova empresa administrada pelos proprietários da Viação Paraty: a Viação Cruz Transportes.
De acordo com a administração municipal, na prática, não haverá mudanças para os usuários das linhas. No entanto, apesar de não ter sido oficializada, a alteração já vinha sendo observada há algum tempo, com a presença de ônibus da Paraty em linhas que antes eram exclusivas da Cruz.
Enquanto ocorrem as mudanças no contrato de concessão devido à nova composição societária do CAT, a Prefeitura está discutindo internamente os critérios para a criação de um subsídio mensal às empresas que operam o serviço. Embora a medida tenha sido aprovada pela Câmara no ano anterior, ainda é necessário um decreto para regulamentar os critérios e diretrizes dos repasses mensais de R$ 500 mil.
Segundo a administração municipal, estão em andamento negociações com as concessionárias para ajustar os termos adicionais e a elaboração do decreto está sendo realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, juntamente com a Secretaria de Justiça e Relações Institucionais.