18/05/2024 às 03h40min - Atualizada em 18/05/2024 às 03h45min
Casal é preso por criar conta falsa de PIX para desviar doações às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
São Carlos Agora / Divulgação A Polícia Civil prendeu um casal suspeito de fraudar transferências via PIX destinadas a arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na região do ABC paulista.
Segundo as investigações, os dois suspeitos, um homem e uma mulher, teriam forjado páginas em redes sociais fingindo serem do governo do estado gaúcho para receber os recursos financeiros que supostamente seriam enviados às pessoas afetadas pelos desastres naturais.
A Operação Dilúvio Moral, com apoio do Grupo de Responsabilidade Tática (GRT) do Demacro, culminou na prisão do casal na última quarta-feira (15), em Santo André. As contas bancárias utilizadas na fraude foram bloqueadas pela Justiça.
Os acusados foram encaminhados ao 4° Distrito Policial de Santo André e depois levados à cadeia pública da cidade, onde permanecem à disposição da Justiça. Esse tipo de crime, que se aproveita da solidariedade e do sofrimento de outros para obter vantagens financeiras, é absolutamente reprovável e deve ser rigorosamente punido.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar possíveis outros envolvidos e determinar o montante desviado por meio da conta falsa de PIX. É importante que a população fique atenta a essas fraudes e direcione suas doações apenas por canais oficiais e reconhecidos.