20/05/2024 às 00h40min - Atualizada em 20/05/2024 às 00h45min
Acidente de Helicóptero com o Presidente do Irã
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
Majid Asgaripour/WANA via Reuters Neste domingo, 19, um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, sofreu um acidente devido a condições climáticas adversas. O incidente ocorreu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental.
De acordo com a TV estatal iraniana, as equipes de resgate, que incluem pelo menos 40 pessoas, estão enfrentando dificuldades nas buscas pelo helicóptero devido ao clima ruim na região. Até o momento, o helicóptero ainda não foi localizado. Apesar da preocupação inicial, dois membros da comitiva presidencial conseguiram estabelecer contato com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente não teria sido grave. No entanto, o ministro do Interior do Irã afirmou que as equipes podem "levar algum tempo" para chegar ao local devido às condições climáticas.
Além do presidente Raisi, o helicóptero transportava outros membros importantes do governo iraniano, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati. As autoridades iranianas convocaram uma reunião de emergência para gerenciar as consequências do acidente e mobilizar todos os recursos governamentais para as operações de busca e resgate. Líderes de outros países, como Turquia e Comissão Europeia, também se prontificaram a ajudar nos esforços de resgate.
Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do presidente Raisi e dos outros passageiros. A expectativa é que o vice-presidente e o ministro da Saúde viajem para a região para supervisionar as atividades de busca e resgate.