MENU

21/05/2024 às 01h40min - Atualizada em 21/05/2024 às 01h45min

Trágica Queda de Helicóptero Mata Presidente Iraniano Ebrahim Raisi

Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
REUTERS/Shannon Stapleton
O Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos em uma queda de helicóptero no último domingo (19), confirmou o Ministério das Relações Exteriores do país nesta segunda-feira (20).

Segundo a imprensa oficial iraniana, a aeronave caiu em uma região montanhosa devido a condições climáticas desfavoráveis durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades que retornavam da inauguração de uma represa na fronteira com o Azerbaijão. A queda ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província do Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste da capital Teerã.

Além de Raisi, o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian, também faleceu no incidente. O governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem estavam a bordo, mas suas mortes não foram confirmadas.

Eleito em 2021 com mandato até 2025, Raisi era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país. Sua morte deve desencadear uma disputa acirrada pelo cargo, de acordo com especialistas.

O primeiro vice-presidente deve assumir interinamente e convocar novas eleições em até 50 dias, conforme estabelece a constituição iraniana.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://baldanews.com.br/.