MENU

23/05/2024 às 02h40min - Atualizada em 23/05/2024 às 02h45min

STF Recebe Denúncia Contra Deputada Carla Zambelli e Hacker Walter Delgatti por Invasão ao Sistema do CNJ

Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
A Cidade ON - Araraquara
Redes Sociais
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, por unanimidade, a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti, conhecido como "hacker de Araraquara", pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, há indícios de autoria e comprovação da materialidade dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

A denúncia da PGR afirma que Zambelli "comandou" e ajudou no "planejamento" do ataque cibernético, enquanto Delgatti confessou os crimes. A Polícia Federal apontou que documentos apreendidos com a deputada correspondem aos arquivos inseridos pelo hacker no sistema do CNJ, o que comprova, segundo os investigadores, a participação de Zambelli no ataque.

Entre os documentos mencionados pela Polícia Federal, estão um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes e um recibo de bloqueio de R$ 22,9 milhões em bens do ministro. Delgatti afirmou ter recebido cerca de R$ 40 mil para tentar invadir os sistemas do Judiciário, com parte dos pagamentos feitos por um ex-assessor de Zambelli.

A decisão desta terça-feira (21) foi apenas sobre a abertura da ação penal, cabendo ainda o julgamento do mérito das acusações após a instrução processual, quando serão ouvidas testemunhas e apresentadas provas complementares.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://baldanews.com.br/.