MENU

24/05/2024 às 03h40min - Atualizada em 24/05/2024 às 03h45min

Seca em Araraquara: queda de 42% no volume de chuvas e aumento no consumo de água

Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
Nos primeiros quatro meses de 2024, Araraquara registrou uma queda de 42% no volume de chuvas em comparação ao mesmo período de 2023. Desde o dia 18 de abril, ou seja, há 36 dias, não chove na cidade.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, no primeiro quadrimestre deste ano, foram registrados 416,2 mm de chuva, enquanto no mesmo intervalo de 2023, o acumulado foi de 722,2 mm. Em maio de 2024, não houve precipitação, diferente do ano passado, quando choveu 14,4 mm.

Essa redução significativa no volume de chuvas tem impactado diretamente o abastecimento de água na região. O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) informou que o consumo de água teve um aumento considerável, chegando a 20% apenas nos dois últimos sábados.

"Isso significa, praticamente, 50% acima da média [...] Volume nós temos, mas o excesso de consumo ou exagerado ocasiona uma sobrecarga no sistema", explicou Alexandre Pierri, diretor Comercial e de Relações Institucionais do Daae.

Araraquara possui 35% de seu abastecimento proveniente de água superficial, e o restante de poços profundos. Com o aumento no consumo observado nas últimas semanas, o departamento afirma que está chegando ao limite de distribuição, sendo necessário realizar remanejamentos de abastecimento de um setor para outro.

De acordo com a previsão meteorológica, há possibilidade de chuva na próxima sexta-feira (24), porém, o volume esperado é baixo, de apenas 5 mm, em pancadas isoladas à tarde e à noite. Diante desse cenário de seca, as autoridades alertam a população sobre a necessidade de um uso consciente e racional da água.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://baldanews.com.br/.