29/05/2024 às 00h40min - Atualizada em 29/05/2024 às 00h45min
Congresso Rejeita Veto de Lula Sobre "Saidinhas" de Presos
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
O Congresso Nacional rejeitou o veto do presidente Lula sobre as saídas temporárias de presos em regime semiaberto. Com a medida aprovada, essas "saidinhas", inclusive para visitas familiares e atividades de reintegração social, ficam agora proibidas.
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) lamentou que o "conservadorismo do Congresso" tenha prevalecido, criticando a visão "extremista" de que o governo Lula não teria compromisso com programas sociais. Ele argumentou que, dos 835 mil presos no país, 182 mil tinham direito a esse benefício.
Por outro lado, o autor do projeto original, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), considerou o texto aprovado pelo Congresso "rigoroso demais". Ele lembrou que, de 34 mil presos que tiveram direito às saídas no estado de São Paulo no Natal de 2023, apenas 81 (nenhuma mulher) cometeram novos crimes.
Já o deputado Kim Kataguiri (União-SP) defendeu a medida, afirmando que "cometer crime compensa" no Brasil, pois o índice de reincidência é "gigantesco" e a punição, "branda".