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31/05/2024 às 03h40min - Atualizada em 31/05/2024 às 03h45min

Ministério da Saúde Lança Campanha de Prevenção do Uso de Cigarros Eletrônicos

Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nessa quarta-feira (29) uma campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. A iniciativa marca o Dia Mundial Sem Tabaco 2024, a ser comemorado nesta sexta-feira (31), cujo tema é a "Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e as informações enganosas da indústria do tabaco são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce. Dados do Ministério da Saúde indicam que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida.

A campanha, com linguagem jovem, visa promover uma mudança de comportamento e proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em 2019, 16,8% dos estudantes brasileiros entre 13 e 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico. Ainda houve aumento do consumo de cigarros convencionais entre os jovens, de 5,6% em 2013 para 6,8% em 2019.

O Ministério da Saúde destaca que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) contêm quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, sendo prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis. A nicotina, inclusive, pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes.

Em 2009, a Anvisa publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil. Recentemente, em abril de 2023, a diretoria colegiada da agência revisou a legislação e proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda desses dispositivos.
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