01/06/2024 às 03h40min - Atualizada em 01/06/2024 às 03h45min
Biden diz que condenação de Trump prova que "ninguém está acima da lei"
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a condenação de Donald Trump, ex-presidente do país, prova que "ninguém está acima da lei".
"É perigoso, é irresponsável, alguém dizer que o julgamento foi fraudado só porque o veredicto não lhe agrada", disse Biden na Casa Branca, em seus primeiros comentários sobre o assunto nesta sexta-feira (31). "O sistema de justiça deve ser respeitado. Não devemos permitir que ninguém o derrube", continuou o presidente.
Trump se tornou nesta quinta-feira (30) o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por um crime. Candidato novamente à Casa Branca neste ano, Trump foi condenado por fraude contábil ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016, quando derrotou Hillary Clinton, do Partido Democrata. Segundo a acusação, o suborno foi usado para ocultar a relação com Daniels e, assim, interferir no processo eleitorial.
Antes da declaração de Biden, a equipe de campanha de reeleição do democrata atacou Trump ao chamá-lo de "desesperado" e "confuso". "Os Estados Unidos acabam de testemunhar um Donald Trump confuso, desesperado e derrotado divagando sobre suas próprias queixas pessoais e mentindo sobre o sistema de justiça dos Estados Unidos", disse Michael Tyler, diretor da equipe de campanha de Biden, em comunicado.
A condenação de Trump, o primeiro ex-presidente a ser processado criminalmente, é vista como um marco importante na afirmação do estado de direito e da igualdade perante a lei nos Estados Unidos, independentemente da posição social ou política de um indivíduo.