22/06/2024 às 00h40min - Atualizada em 22/06/2024 às 00h45min
Influenciador de Matão é Preso pela PF Suspeito de Aplicar Golpes Financeiros que Somam R$ 15 Milhões
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
Um influenciador de Matão, foi preso pela Polícia Federal de Ribeirão Preto, suspeito de aplicar golpes de falsos investimentos financeiros. Nos últimos quatro anos, 200 pessoas teriam perdido cerca de R$ 15 milhões no total.
Na última terça-feira (18), a PF deflagrou a operação "Take Profit" (do inglês, ‘obter lucro’), cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária em Ribeirão Preto e Matão. As informações foram divulgadas apenas na quinta-feira (20).
O Golpe
De acordo com a PF, ele produzia e divulgava nas redes sociais conteúdos supostamente educativos relacionados a “Day Trade”, uma modalidade de investimento que envolve operações de compra e venda de ativos no mercado financeiro realizadas em um único dia. O objetivo era atrair interessados em investir em um suposto fundo de investimento.
No entanto, segundo as apurações, o dinheiro das vítimas era usado para aquisição de veículos de luxo, casa em condomínio, viagens e "manutenção de um estilo de vida exuberante e ostentador, até mesmo como estratégia de conferir uma aparência de investidor de sucesso". Atualmente, ele morava em um condomínio de luxo na zona sul de Ribeirão.
Enquanto desfrutava deste padrão de vida, o influenciador recebia mensagens de vítimas desesperadas por não receberem o lucro prometido pelos investimentos.
Ele deve responder por crimes financeiros, lavagem de dinheiro, exercício ilegal de atividade de assessor de investimento sem autorização e crime contra a economia popular. Somadas, as penas podem chegar a 48 anos de prisão.
A defesa afirmou que só irá se pronunciar depois que tiver informações sobre o processo.