24/06/2024 às 01h40min - Atualizada em 24/06/2024 às 01h45min
Antigo Casarão do Assentamento Bela Vista é Cedido à Prefeitura, que Pretende Restaurá-lo: 'Obra Caríssima'
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
Fabiana Assis / G1 Em 2022, o município pediu ao Incra a destinação do casarão, pelo envolvimento com a comunidade local e o potencial turístico do imóvel.
Tombado desde dezembro de 2018, o antigo casarão do Assentamento Bela Vista do Chibarro foi cedido à prefeitura de Araraquara, que planeja recuperá-lo e torná-lo um atrativo turístico regional. O projeto de restauração ainda será elaborado, portanto, não há estimativa dos recursos necessários.
Em julho de 2022, o município solicitou ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a destinação do casarão, considerando o envolvimento da comunidade e o potencial turístico do imóvel. A cessão oficial do casarão à prefeitura ocorreu na última sexta-feira (21), com a assinatura do presidente nacional do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi, e da superintendente do Incra São Paulo, Sabrina Diniz Bittencourt Nepomuceno.
O antigo casarão, que serviu como casa sede da Fazenda Bela Vista do Chibarro, foi construído em 1880 e ainda conserva sua imponência. Apesar da deterioração, o imóvel continua a atrair atenção e é considerado um marco turístico de Araraquara. No pedido ao Incra, o município destacou a vocação do casarão para se tornar um espaço multiuso, apropriado e gerido pela comunidade local, e ressaltou a urgência na preservação do que resta da estrutura original. O prédio foi originalmente sede de uma fazenda de café e, posteriormente, de uma usina de cana-de-açúcar. Os dois terreiros de café, em níveis diferentes, estão situados em frente ao casarão.
O andar inferior do casarão abrigava escravizados. Após o fechamento da usina, a propriedade passou por várias transformações e negociações até ser regulamentada como assentamento em 1989, condição que mantém até hoje.