30/06/2024 às 00h40min - Atualizada em 30/06/2024 às 00h45min
Morre Dudu, um dos maiores ídolos de Araraquara
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
O ex-volante do Verdão e tio do técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, faleceu devido a uma infecção abdominal.
Um dos maiores ídolos da história de Araraquara e do Palmeiras, o jogador de futebol Dudu, faleceu na noite da última sexta-feira (28), aos 84 anos, na capital paulista. O ex-volante do Verdão e tio do técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, morreu devido a uma infecção abdominal. Ele estava internado há um mês, devido a uma fissura na bacia.
O Araraquarense Dudu
Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, nasceu em Araraquara em 7 de novembro de 1939. Revelado pela Ferroviária, ele jogou com a camisa grená entre 1959 e 1963, participando de momentos memoráveis do time ao lado de Bazani. Em 1959, Dudu fez parte do time que conquistou sua melhor classificação da história grená no Paulistão, ocupando a terceira colocação.
Em 1954, Dudu foi para o Palmeiras, onde atuou até 1976 e é tido como um dos maiores craques da história do time alviverde. Foram 615 jogos com a camisa palmeirense e 29 gols marcados. Ele conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1965, o Paulistão de 1966, 1972 e 1974 e o Brasileirão de 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973.
Ainda na noite de sexta-feira, a Ferroviária e o Palmeiras postaram homenagens ao ex-atleta em suas redes sociais:
Ferroviária
"A Ferroviária SAF lamenta profundamente o falecimento de Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu. Nascido em Araraquara, o volante defendeu as cores da Locomotiva entre os anos de 1959 e 1963, e formou com Bazzanni uma das melhores duplas de meio-campo do interior paulista no início dos anos 60. Ele também foi técnico da Ferroviária em 1981. Dudu tinha 84 anos e faleceu nesta sexta-feira (28), em decorrência de uma infecção abdominal, consequência de uma fissura na bacia que o deixou internado por aproximadamente um mês. O clube agradece por todo o brilhantismo e amor de Dudu pela camisa Afeana, e expressa condolências e sentimentos aos familiares e amigos neste momento difícil."
Palmeiras
"Com o coração partido, a Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta informar que faleceu nesta sexta-feira (28), aos 84 anos, Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, um dos maiores ídolos de nossa gloriosa história. Quarto jogador que mais vezes atuou pelo Verdão, clube que defendeu em 615 jogos e por 13 temporadas seguidas, Dudu estava internado havia cerca de um mês, após sofrer fissura na bacia, e morreu por consequência de infecção abdominal. Ícone das duas primeiras Academias, grande parceiro do Divino Ademir da Guia e campeão pelo clube como atleta e treinador, Dudu nos deixa um legado sem igual de amor ao #MaiorCampeãoDoBrasil. Em respeito à memória de um dos maiores craques do Alviverde em todos os tempos, a presidente Leila Pereira decreta luto oficial por sete dias. Durante esse período, as bandeiras do Palmeiras, do Brasil e do estado de São Paulo, localizadas em nossa sede social, permanecerão hasteadas a meio-mastro."
Prefeito de Araraquara, Edinho Silva
"É com profundo pesar que expresso minhas mais sinceras condolências pela perda de um grande araraquarense: Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, que nos deixou nesta sexta-feira (28), em São Paulo, aos 84 anos de idade. Nascido em Araraquara em 7 de novembro de 1939, Dudu foi revelado pela Ferroviária e jogou com a camisa grená entre 1959 e 1963, e participou de times memoráveis da Locomotiva ao lado de Bazani. Em 1959, ajudou a Ferroviária na melhor classificação da história grená no Paulistão, quando a Locomotiva terminou na terceira colocação. Pelo Palmeiras, se tornou um dos maiores ídolos do clube, sendo o quarto jogador com mais jogos na história do Palmeiras e participando das duas primeiras “Academias”. Em 2008, reconhecendo o 'tamanho e a importância de Dudu para a nossa história', o homenageei, 'em vida', lhe concedendo o nome ao Centro de Treinamentos do Pinheirinho. Decretei luto oficial em Araraquara nesse dia de sábado, 29. Dudu era tio do atual técnico da Seleção Brasileira, o também araraquarense Dorival Júnior. Obrigado Dudu, seu legado será eterno. Meus sentimentos aos familiares e amigos."