08/05/2024 às 03h40min - Atualizada em 08/05/2024 às 03h45min
Força Aérea Brasileira transporta 34 toneladas de doações para vítimas de enchentes no RS
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
Nesta terça-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de 34 toneladas de donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O avião militar KC-30 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), com destino à Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Os suprimentos, incluindo água, cestas básicas, colchões, cobertores e medicamentos, foram doados pela população de várias regiões do país durante a campanha "Todos Unidos pelo Sul", lançada pela FAB na sexta-feira (3). As bases aéreas de São Paulo, Galeão (Rio de Janeiro) e Brasília centralizaram as coletas dos donativos, que foram arrecadados diariamente das 8h às 18h.
No primeiro dia de arrecadação na Base Aérea de Brasília, foram recebidas cinco toneladas de doações. Na segunda-feira (6), o avião KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão para distribuir as primeiras 18 toneladas de mantimentos.
Essa ação faz parte da Operação Taquari II, na qual as três Forças Armadas estão envolvidas desde 30 de abril. Além do transporte de suprimentos, as atividades incluem busca e resgate de vítimas das chuvas e reconstrução de infraestruturas afetadas.
Mais de 3.400 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica estão engajados nas operações, utilizando helicópteros, embarcações, viaturas e equipamentos de engenharia. O Ministério da Defesa estima que cerca de 46 mil vidas foram salvas até o momento.
Três hospitais de campanha estão sendo instalados para atender aqueles afetados pelas enchentes. O hospital de Estrela, no Vale do Taquari, já está em operação desde domingo (5), e outros dois serão inaugurados em Eldorado do Sul e São Leopoldo em breve, totalizando 100 leitos disponíveis.