09/05/2024 às 02h40min - Atualizada em 09/05/2024 às 02h45min
Araraquara registra aumento alarmante de queimadas com mais de 90 focos em 2024
Carlos Alberto Baldassari - Danilo Bueno
O número de queimadas em Araraquara teve um crescimento de 260% nos primeiros quatro meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 36 focos de incêndio na cidade, enquanto no mesmo intervalo de 2023 foram contabilizados apenas 10 casos.
Os dados revelam um aumento contínuo desses incidentes. Somente na primeira semana de maio, foram identificados 56 focos de incêndio, totalizando 92 ocorrências ao longo do ano.
No último sábado (4), moradores do Jardim Dummont testemunharam incêndios nas proximidades do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.
Luiz Dall'acqua, coordenador da Defesa Civil de Araraquara, observou um aumento gradual das queimadas desde o início do ano, principalmente em vegetações de terrenos e lotes vazios.
No dia 16 de maio, a prefeitura de Araraquara lançará a Operação Estiagem 2024, que envolverá diversas secretarias, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Com o início da Operação, a Defesa Civil contará com uma equipe de dois agentes e equipamentos específicos para o controle de pequenos focos de incêndio.
Dall'acqua destacou a importância de a população acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A corporação será responsável por avaliar as solicitações e direcionar o órgão adequado para combater as chamas.
"Os bombeiros coletam as informações, fazem uma triagem e determinam se a Defesa Civil pode ou não lidar com a situação", explicou.
Ele ressaltou que as queimadas causam devastação na vegetação, resultando na morte ou ferimentos em animais. Além disso, a situação é preocupante devido aos riscos de tragédias próximas a locais públicos e residências, além dos impactos na saúde.